O que é feito com o lixo eletrônico

O QUE É FEITO COM O LIXO ELETRÔNICO DESCARTADO?


Essa pergunta é feita com frequência quando alguma empresa ou pessoa física descarta seu lixo eletrônico com a Recicla-Rj.


A Recicla-Rj ao receber o lixo eletrônico de uma empresa ou pessoa física, procede da seguinte forma:


Todo lixo eletrônico recebido, passa por algumas etapas importantes.


Primeiro, ele é criteriosamente  analisado para saber suas principais características.

Após o processo de análise,  efetuamos a descaracterização do lixo

descartado.


A descaracterização consiste em destruir qualquer vínculo do objeto com a empresa  ou pessoa física que efetuou o descarte.


Nomes, placas de patrimônio, logotipos, adesivos ou outras formas de ligação são removidos. Damos atenção  especial a computadores, notebooks e netbooks que geralmente trazem armazenados dados importantes e confidenciais,  os quais são imediatamente destruídos.


Após esse processo, o segundo passo é verificar se o lixo eletrônico é servível ou inservível.


Ele será analisado se ainda é funcional ou se reparos possam o tornar funcional. Se uma das duas hipóteses se tornar concreta, ele passará a ser considerado servível.


Sendo considerado servível, concentraremos todos os nossos esforços para que o mesmo possa ter sua vida útil prolongada, e com isso  volte a ser utilizado.


Sendo considerado inservível, ele seguirá para reciclagem onde será desmontado e suas partes divididas em grupos de reciclagens específicas. (plástico, metais, circuitos, etc.)


O serviço de reciclagem, gera renda a muitos trabalhadores que se encontravam desempregados ou  oriundos de aterros sanitários (lixões)  desativados que estavam sem fonte de renda como catadores. Hoje, graças a esse tipo de trabalho, podem sustentar suas famílias.


Com essas informações a Recila-Rj espera ter sanado todas as dúvidas  sobre o que é feito com o lixo eletrônico que foi descartado para reciclagem.